Palestras on-line pagas, transmitidas pelo Instituto Edumed.

  • Objetivo: O estresse atinge duas vezes mais os homens do que as mulheres, principalmente as que trabalham. O objetivo desta palestra é explicar o que é o estresse, quais são suas causas e efeitos sobre o corpo e a mente, sua influência sobre a saúde, focando as suas diferenças no gênero feminino.

    Público-alvo: a palestra é voltada para o público leigo, ou seja, qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o tema. mas é de especial interesse para gerentes de recursos humanos em empresas. É uma palestra ideal para ser ministrada em empresas e instituições de saúde pública, por exemplo, durante a SIPA, eventos de promoção da saúde, etc.

    Palestrante:O Dr. Renato M.E. Sabbatini é biomédico formado e doutorado em neurofisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde foi professor assistente e pesquisador entre 1969 e 1983. Foi o fundador do primeiro laboratório de pesquisas em neuroetologia da América Latina. De 1983 a 2003, foi docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo se aposentado nesta universidade. Atualmente é fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, uma instituição de ensino e pesquisa baseada em Campinas, SP, e diretor do Instituto da Ciência da Felicidade. O Dr. Sabbatini realizou diversas pesquisas na área de neurologia e comportamento, inclusive sobre estresse. Tem centenas de artigos publicados sobre o tema.