Cursos nas áreas de método científico, pesquisa bibliográfica, estatística, na área da saúde, etc.

  • O curso tem por objetivo geral revisar conceitos gerais de pesquisa clínica experimental e epidemiológica em medicina, medicina baseada em evidência, meta-análises da literatura e avaliação de qualidade de trabalhos cientificos.

    Modalidade: Curso inetrativo totalmente a distância, por video via internet
    Carga horária: 18 horas. Duração: 4 semanas.
    Coordenação docente: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini (Fac. Ciências Médicas UNICAMP)


    Público-alvo:
    Estudantes e profissionais de qualquer área da saúde. São necessários conceitos elementares de estatística e conhecimento de matemática (álgebra elementar).

    Programa:

    • Medicina baseada em evidência
      O que é, objetivos, tendências modernas, aplicações na educação, prática clínica e pesquisa..
    • Meta-análise da literatura
      Meta-análise e sua aplicação na medicina baseada em evidência. Conceitos básicos de medicina baseada em evidência. Ensaios clinicos controlados aleatorizado, fundamentos estatísticos e metodológicos
    • Avaliação da Qualidade de Trabalhos Cientificos:
      Como avaliar a qualidade de um trabalho de pesquisa clínica do ponto de vista quantitativo. Elementos de um trabalho científico original em medicina farmacêutica. Processo de publicação. Revisão pelos pares. Planejamento experimental adequado, e uso adequado de estatística. Apresentação em tabelas e gráficos. Referências bibliográficas.
    • Pesquisa Bibliográfica em Medicina
      Como formular e realizar uma pesquisa bibliográfica on-line de artigos científicos. Usando o MEDLINE e o Google Acadêmico. Como organizar os resultados da pesquisa.
    Inscrições abertas para a próxima turma. Inicio: 22 de junho de 2012
    Clique aqui para mais informações e inscrições

    Realização: Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (CITIS). Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde.

    Curse também: III Curso de Introdução à Estatística na Pesquisa Clínica


  • Objetivo Geral

    Revisar conceitos gerais de estatística aplicada à pesquisa médica, abrangendo estatistica descritiva, inferência estatística, uso de software para análise estatística, planejamento e diferentes tipos de pesquisa clínica experimental e epidemiológica em medicina, medicina baseada em evidência, e revisão crítica de literatura científica, com uma abordagem prática.

    Público Alvo

    Estudantes e profissionais de qualquer área da saúde. São necessários conceitos elementares de estatística e conhecimento de matemática (álgebra elementar). São necessárias também habilidades básicas como usuário de computador, email e acesso e navegação na Internet.

    Carga Didática

    40 horas (4 horas por módulo temático + atividade extra-classe)

    Programa

    O curso é composto de 6 módulos temáticos.

    1. Introdução à Estatística e à Pesquisa:
      Noções conceituais de estatística e metodologia quantitativa de pesquisa e ensaios clínicos. Método científico. Variação biológica. Conceitos básicos: população, amostra, variável, distribuição, probabilidade, descrição, inferência. Os diferentes tipos de testes estatísticos e sua aplicabilidade. Exemplos de inferência estatística. Qui-quadrado, teste t, correlação e regressão lineares. Como selecionar o teste estatístico de hipóteses mais addequado
    2. Planejamento de Pesquisas Clínicas:
      Como são realizadas pesquisas e ensaios clínicos. Ensaios retrospectivos e prospectivos. Aleatorização. Amostragem. Estudos cegos e duplo cegos. Fases da pesquisa clínica. Planejamento experimental, estudos caso-controle, longitudinais e transversais. Cálculos de risco.
    3. Prática de Análise Estatística Descritiva:
      Análise estatística prática em medicina utilizando o EPI-INFO. Características do software. Módulos. O módulo de análise. A base de dados. Perguntas de pesquisa a serem feitas. Estatística descritiva: média, desvio-padrão, frequencias, gráficos exploratórios, etc.
    4. Análise Estatistica de Dados Categóricos
      Análise de contingência e associação: qui-quadrado. Calculo de risco. Tipos de análise de dados ordinais.
    5. Análise Estatistica de Dados Continuos.
      Teste de diferenças entre médias. Teste t e análise de variância. Seleção de sub-amostras, definição de variáveis.
    6. Análise Estatística de Correlação e Regressão.
      Gráficos de dispersão. Análise de correlação e de regressão linear. Outros tipos. Regressão múltipla e não linear.

    Requisitos Técnicos

    Para participar deste curso são necessários:

    • Um computador tipo PC, com sistema operacional Windows versões NT, ME, XP ou Vista, com memória mínima de 256 MB, disco rígido, monitor de vídeo colorido, mouse e teclado
    • Conectividade à Internet e Web através de um provedor de acesso, em conexão discada ou de banda larga
    • Um software de navegação na Web, como Internet Explorer, Firefox, Netscape Navigator, Opera ou similar
    • Um software de leitura de documentos em padrão PDF
    • Conhecimentos básicos de utilização de PCs, software operacional (Windows, OS, etc.), utilização de softwares Word, Excel ou similares, navegação básica na Internet e uso de correio eletrônico. O aluno deve ter um endereço individual de email.

    Método de Ensino

    Os módulos serão disponibilizados no site do curso, um vez por semana. Cada módulo consta dos seguintes componentes:

    • Roteiro de estudo, com passos a serem seguidos para o estudo do módulo, cópia dos slides do professor, textos e apostilas de estudo, links recomendados para aprofundamento do estudo, etc.
    • Aulas gravadas com voz e slides
    • Cópia dos slides usados na aula expositiva
    • Lições programadas interativas
    • Exercícios para fixação do aprendizado
    • Fórum de debates e de perguntas entre os alunos e professores
    • Softwares de análise e dados de exercício para download
    • Questionários de auto-avaliação e de avaliação do aprendizado do módulo.

    A aula e as atividades do módulo ficarão disponiveis por toda a duração do curso, e o aluno pode acessá-los no dia e hora que desejar.

    Avaliação do Aprendizado e Certificação

    A avaliação do desempenho do aluno será feito através das notas obtidas nos questionários de avaliação objetiva em cada módulo, perguntas respondidas nas lições interativas, notas obtidas nos exercícios práticos e contribuições do aluno aos fóruns de debate e resolução de dúvidas.

    Será concedido pelo Instituto Edumed um certificado de aprovação ao participante que completar um mínimo de 70% das atividade, e que completar as atividades de avaliação do aprendizado com uma pontuação mínima de 600% do valor total que pode ser atribuido.

    Docente

    Prof. SabbatiniProf.Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD, fisiologista, professor associado aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, Brasil; professor de informática médica, bioestatística e metodologia científica da UNICAMP e ex-professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (graduação e pós-graduação). Fundador e presidente do Instituto Edumed, especialista em educação à distância.

    Home page: http://www.sabbatini.com/renato
    Email:renato@sabbatini.com