Dr Renato Sabbatini, Julho 2020
Webinar gratuito sobre impactos da TI na segurança do paciente 7/maio 20h
por Renato Marcos Endrizzi Sabbatini - domingo, 5 maio 2019, 11:51
 
Palestra Luiz Virginio Jr

Bahiana promove terceira palestra on-line sobre Informática em Saúde

Evento é gratuito e possui foco em inovação e conhecimento científico.

“Impactos da Tecnologia da Informação na segurança do paciente”. Esse é o tema do terceiro encontro on-line do ciclo de palestras sobre Informática em Saúde promovido pelo Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O palestrante é o informata biomédico Luiz Virgínio Jr., membro da Diretoria de Educação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). A palestra acontece dia 7 de maio, às 20h e será transmitida em sala virtual informada aos inscritos por e-mail. As vagas são limitadas e 15 delas serão disponibilizadas para os que desejam assistir a transmissão da palestra na BAHIANA (no Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais - CEDETE). As inscrições podem ser realizadas através do link https://forms.gle/Sav56H7wBbB5PG7m7.

O foco do evento é compreender os benefícios e malefícios da utilização dos Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP). Nessa palestra, Luiz Virginio Jr. dissertará sobre os principais problemas de qualidade de um PEP que podem pôr em risco a segurança do paciente. Também serão abordadas questões, como quais são as principais recomendações e iniciativas para a melhoria da qualidade desses sistemas.

Luiz Virgínio Jr. é mestre na área de Informática em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde trabalhou com o tema “A qualidade do prontuário eletrônico e a segurança do paciente”. Atua como auditor no Processo de Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), além de ser autor e editor dos manuais desse mesmo processo. É consultor na empresa FOLKS, onde trabalha principalmente na preparação de hospitais para a certificação EMRAM-HIMSS. Atualmente, cursa doutorado na área de Informática em Saúde no Instituto de Computação da Unicamp.