Dr Renato Sabbatini, Julho 2020
Palestra sobre Saúde Ocupacional e Radiações Eletromagnéticas Não Ionizantes
por Renato Marcos Endrizzi Sabbatini - terça, 26 outubro 2010, 16:57
 
O Grupo Ramazzini de Medicina do Trabalho de Campinas e Região, e o Departamento de Medicina do Trabalho da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, com o apoio do Instituto Edumed e do Centro de Estudos em Saúde e Trabalho convidam para a palestra on-line em tempo real:

TEMA: Saúde Ocupacional e as Radiações Eletromagnéticas Não Ionizantes.

Palestrante: Prof. Dr. Renato M. E. Sabbatini, PhD
o Professor Adjunto, Depto de Genética Médica (Aposentado) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
o Coordenador do Grupo de Pesquisa em Impactos das Telecomunicações em Saúde e Presidente, Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, Campinas, São Paulo, Brasil.

A palestra será transmitida pelo Auditório Virtual do Instituto Edumed, pela tecnologia de webconferência interativa, e transmissão de áudio, vídeo e slides do palestrante. Os presentes a distância poderão fazer perguntas e interagir em tempo real com o palestrante.

Data e horário: 26 de outubro de 2010, das 19:30 as 21:00 h (horário de Brasilia, Horário de Verão Oficial Brasileiro)
A palestra será realizada também presencialmente, na sede da SMCC, a Rua Delfino Cintra, 30, Centro, Campinas, SP.

Como assistir a palestra on-line:
Entre na hora programada, no endereço http://ead.edumed.org.br/auditorio/
Atenção: o auditório admite apenas 50 lugares.

Resumo da Palestra:

* As radiações eletromagnéticas não ionizantes (RNI) compreendem a faixa de frequências do espectro que não têm energia suficiente para provocar ionização atômica e quebra de ligações moleculares. Essa faixa abrange a luz visivel, parte do ultravioleta, o infravermelho, a radiofrequência e as micro-ondas, além das frequências ultra-baixas (como a usada na corrente alternada de 60 Hz).

Seu principal efeito sobre a matéria viva é térmico (agitação molecular, com consequente aumento da temperatura), principalmente nas faixas de alta frequência usadas para rádio (RF), TV, radiocomunicações, telefonia celular, satélite, radar, etc. Existem também algumas indicações que dependendo da faixa de frequência, existam efeitos não térmicos variados e penetração variável no corpo humano.

Embora para os médicos do trabalho, quando se fala de RNI os efeitos do calor e da luz sobre a saúde são os mais lembrados, hoje em dia existem muitas profissões em que a exposição a energias mais altas de campos eletromagnéticos pode ocorrer principalmente em situações ocupacionais, como em trabalhadores da indústria de telecomunicações (fabricação, teste e manutenção de antenas de RF e microondas, como radar, rádio, TV e antenas de comunicação móvel), fisioterapeutas, médicos e soldadores de metais e plásticos (dispositivos de aquecimento térmico por microondas), etc.

O publico em geral, por sua vez, é exposto a níveis extremamente baixos, inferiores a microwatts por kg. No entanto, tem aumentado a preocupação com possíveis efeitos provocados pelo excesso de torres emissoras de rádio, telefonia celular e redes de comunicação sem fio (WiFi, por exemplo), além do uso dos celulares propriamente dito.

Infelizmente, levantamentos recentes mostram que ainda é grande o desconhecimento dos médicos do trabalho no Brasil sobre esses temas mais novos de saúde ocupacional das RNI, ocorrendo ainda polêmicas científicas sobre os reais efeitos, principalmente na indução, promoção ou copromoção de neoplasias ocupacionais.

Nesta palestra, o Dr. Sabbatini, considerado um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, coordenador de pesquisas e de eventos internacionais, irá rever de forma didática a fásica e a radiobiologia da radiação não ionizante, bem como o que se sabe sobre o potencial efeito das ondas de radiofrequencia sobre as células vivas, e seres humanos, a partir da literatura cientifica internacional e das posições da Organização Mundial da Saúde e de outros organismos de pesquisa.