sexta, 29 março 2024, 03:58

Site: Instituto Edumed
Curso: Instituto Edumed (Edumed)
Glossário: Educação a distância: perguntas mais frequentes

A

Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 22:58)
Resposta: Uma aula a distância é muito mais do que uma aula como a que estamos acostumados no ensino presencial. A aula expositiva pode ser na forma de um show de slides comentados por texto e/ou voz do professor, ou pode ser uma aula gravada ou transmitida ao vivo pela Internet (chamada de video streaming ou IP video), que você pode assistir de sua casa a qualquer momento ou em datas determinadas. Pode incluir também lições interativas (e-learning). O material de apoio didático também é disponibilizado on-line, através do site do curso (tais como cópia dos slides do professor, textos de leitura, sites na Internet, etc.). "Assistir" a uma aula a distância, portanto, envolve muitas outras atividades que você precisa realizar para aprender bem e ter um bom aproveitamento.

Veja também:

C

Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 21:23)
Resposta: Todos os nossos cursos incluem algum tipo de avaliação do conhecimento adquirido pelo aluno. Normalmente são feitos na forma de questionários objetivos on-line (múltipla escolha), em que o aluno tem prazo e duração máxima para responder, permitindo-se a consulta. O aluno fica sabendo que nota tirou assim que enviar o questionário. A participação do aluno no curso (nos fóruns de discussão, diário de estudos, enquetes, etc) também recebe pontuação, e em alguns cursos o aluno deve entregar tarefas e exercícios, que também valem nota. A nota final é calculada com base em pesos, e no site do curso existe o boletim detalhado de notas que podem ser consultadas pelo aluno a qualquer momento.
Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 21:04)
Resposta: Existem várias maneiras. Ela pode ser feita em tempo real, durante ou depois da transmissão de uma aula por vídeo, através de um "chat" (interface de bate-papo, semelhante ao MSN). Todos os participantes podem trocar mensagens entre si em uma área comum de visualização. Outra maneira muito usada de interação é o fórum (semelhante ao GoogleGroups ou YahooGroups), em que as pessoas podem trocar mensagens também, mas não em tempo real.
Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 08:24)
Resposta: Assim que você completar os requisitos para matrícula no curso (tais como envio de algum documento solicitado, pagamento de taxa de matricula prévia, aprovação em processo de seleção, quando for o caso, etc.), você receberá em uma determinada data anunciada pelo Instituto, uma identificação de usuário e senha personalizada, com o respectivo endereço (URL) para entrada no site na Web. Você receberá esses dados através do seu email, portanto assegure-se que tenha um, que seja apenas seu, e que você informou cuidadosamente o endereço correto para nós.

E

Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 08:20)
Resposta: Depende do curso. Nos cursos ministrados via satélite (telepresenciais), você deverá se inscrever em um dos pólos de apoio presencial para os quais o curso será transmitido, em sua cidade ou em uma cidade mais próxima da sua (a lista de cidades será divulgada curso a curso), e comparecer nas datas e horários marcados, exatamente como em um curso presencial. Poderão ocorrer reprises (re-exibições pelo pólo licenciado, caso você perca alguma aula, seja um feriado local, etc.). Nos cursos dados exclusivamente pela Internet, podem existir dois tipos de aulas ou atividades: ao vivo (em tempo real), ou aulas gravadas. Em ambas você pode assistir de sua casa ou escritório mesmo, sem necessidade de ir a um local combinado, mas as aulas ao vivo têm data e horário marcado também.
Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 22:53)
Resposta: Não, é impossível fazer um curso on-lne sem ter um endereço de email individual (que seja só seu), uma vez que todas a comunicação com o aluno é realizada por esta via, inclusive o fornecimento da senha de acesso. Portanto, é fundamental que antes de se inscrever você consiga um endereço particular de email, através do seu provedor de Internet (como UOL, Terra, Sapo, etc.), ou em um dos muitos serviços gratuitos de webmail disponíveis na Internet, como por exemplo:

Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 07:52)
Resposta: Sim, todos os cursos envolvem várias outras atividades de aprendizado além das aulas expositivas em vídeo ou slides. Essas atividades variam de acordo com o cuso, ou até com os módulos de um determinado curso, e envolvem a leitura de apostilas, capítulos do livro didático ou outros textos recomendados, visita a sites na Internet, realização de exercícios ou entrega de tarefas específicas, resposta a questionários de avaliação e provas, e interatividade (participação em fóruns de discussão e dúvidas, chats (batepapos) ou videoconferências, e outros. Desta forma o aluno tem um melhor aproveitamento, pode ser avaliado com mais profundidade, e de maneira geral participa e aprende mais.
Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 08:06)
Resposta: Sim, existe. Geralmente são computados pontos para cada atividade que recebe nota (avaliação) e seu respectivo peso na nota final, e o aluno deve completar uma porcentagem minima de 50% dos pontos máximos antes de um deteminado prazo, para ter direito a um certificado de aprovação.
Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 08:00)
Resposta: Existem dois tipos de cursos: 1) aulas em tempo real (ao vivo), com hora e data marcada; e 2) aulas gravadas. Estas últimas podem ser vistas a qualquer momento pelo aluno, são geralmene disponibilizadas uma a duas vezes por semana, e ficam disponíveis até o fim do curso, podendo ser assistidas quantas vezes você quiser. O mesmo vale para os textos e outros materiais educacionais disponibilizados, porém alguns questionários de avaliação (provas e exames) e tarefas e exercícios têm um prazo determinado pelo professor para serem entregues, e que devem ser respeitados estritamente.

M

Questão:
(Última edição: sábado, 15 maio 2010, 09:15)
Resposta: Tudo o que você faz é registrado pelo sistema, com data e hora, e quanto tempo ficou na atividade. Isso serve para o professor acompanhar suas atividades e poder orientá-lo melhor. Somente você e o professor podem ver suas atividades, notas, anotações, diários, etc. Em alguns cursos, a tabela de notas de todos os alunos pode ser visualizada por todos.

O

Questão:
(Última edição: sábado, 15 maio 2010, 09:08)
Resposta: Se você precisar faltar a uma aula ou outra atividade que tem data, hora ou prazo marcados pelo professor, como acontece em qualquer curso presencial, você receberá falta ou nota suspensa, e deverá se comunicar com o professor por email, justificando a sua falta. Em alguns casos, como em aulas ao vivo, você poderá ter acesso à aula gravada, para assistí-la independentemente dos outros alunos (recuperação do conteúdo), mas nem sempre essas reprises são possíveis ou são disponibilizadas pelo professor. No entanto, evite atrasar-se na realização dos módulos, pois isso tende a inviabilizar a sua continuidade, pelo excesso de acúmulo de trabalho.
Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 08:14)
Resposta: Depende do curso. Os cursos livres (palestras, seminários, cursos de extensão universitária, treinamentos específicos, cursos de aprimoramento, aperfeiçoamento, educação continuada ou reciclagem), não necessitam dessa certificação, de acordo com a legislação e regulamentação vigente do MEC e da Secretarias de Educação. Já os cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização, MBA, mestrado profissionalizante) ministrados pelo Instituto são certificados por uma instituição de ensino superior (IES) ou universidade certificada e credenciada pelo MEC para ministrar cursos desse tipo na modalidade telepresencial, semipresencial ou totalmente a distância.

P

Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 21:34)
Resposta: Sim, nos cursos que são ministrados exclusivamente pela Internet podem ser assistidos de qualquer lugar do mundo, bastando ter um acesso adequado à Internet pública, e um computador comum, usando um software de navegação também comum (Internet Explorer, Firefox, Opera, etc.). Nos cursos onde existem aulas transmitidas por vídeo (gravadas ou ao vivo), é necessário ter acesso à Internet usando uma conexão em banda larga (minimo de 256 K efetivos). Nos demais cursos, banda comum ou via discada (telefônica) geralmente funciona bem (mínimo de 28 K).

Clique aqui para testar a velocidade efetiva de sua conexão (anote o número referente a download).

Q

Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 21:15)
Resposta: Qualquer PC ou notebook comum com uma configuração atualizada pode ser usada sem problema para assistir ao curso. Ele precisa ter saída de áudio, e alto-falantes ou fones de ouvido para poder assistir as aulas gravadas. Além disso, o computador deve estar conectado à Internet. Se o curso tem transmissões de vídeo ao vivo ou gravadas, a conexão deve ser de banda larga (velocidade minima efetiva de 256 K). Além disso você vai precisar ter alguns complementos (plug-ins) ou softwares auxiliares para poder visualizar determinados tipos de arquivo: leitor de arquivos PDF, visualizador de Flash Video e Windows Media, entre outros. São todos disponíveis gratuitamente na Internet para instalação em seu computador.
Questão:
(Última edição: quarta, 22 julho 2009, 08:09)
Resposta: O Instituto Edumed expede certificados apenas para os alunos que satisfaçam os requisitos de aprovação estabelecidos em cada curso (certificado de aprovação, no qual consta a carga horária -- não é mencionado que o curso é a distância, de acordo com que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDBE). Não são concedidos certificados de frequência, devido à natureza dos cursos a distância e a dificuldade de estabelecer com exatidão se foi o aluno mesmo que frequentou o site do curso.